Mídia social digital: um assunto para chamar de seu

>> Lucia Faria

Publicado em: 05/06/2010 10:25
http://www.luciafaria.com.br

É impressionante como nos últimos meses temos sido impactados pela expressão “mídia social”. São ofertas de cursos, eventos, matérias nas revistas e jornais, conversas com amigos, com a família. Eu nunca tinha visto até então um assunto tão debatido no nosso meio profissional. Dá até desânimo de escrever a respeito, pois qualquer coisa que se diga aqui já foi comentada em algum blog, no Twitter, no Facebook.

Estou me sentindo como os desbravadores da TV nos anos 50 e 60. Eles achavam tudo incrível naquele momento, um cenário repleto de oportunidades e descobertas. E era mesmo, como podemos constatar pela trajetória histórica dessa mídia. Assim como hoje, naquele momento não apenas os jovens estavam encantados com novas possibilidades. Basta ler as biografias de Assis Chateaubriand e Roberto Marinho, senhores que na maturidade resolveram investir na criação de suas TVs.

Já fiz três cursos nos últimos 18 meses sobre mídias sociais: um com panorama completo, outro focado em planejamento e o mais recente sobre mensuração de resultados. Na sala, jovens e profissionais seniores dividem dúvidas, compartilham experiências, trocam ideias. Na minha agência, busco novidades da internet com a estagiária de 21 anos. Eu a ensino sobre um monte de coisas da profissão, creio. Ela me abastece de outras tantas que ainda não sei. Com a internet, estamos todos no mesmo caos digital (o mundo não teria sido criado a partir do caos? E olha no que deu).

Essa nova mídia também já provocou algumas baixas e muitos casos de deslizes corporativos. Demissões ocorreram por ingenuidade dos profissionais, que ainda não tinham entendido exatamente o alcance desse meio e as sutilezas desse emaranhado profissional e pessoal. Os limites entre essas duas vertentes estão cada vez menores. O que dizíamos até então apenas no corredor do cafezinho, agora temos a tentação de colocar no Twitter. Recentemente não pude atender a uma empresa e a indiquei a um colega. Por motivo diferente do meu, ele também dispensou o prospect. Só que, imediatamente, correu para o Facebook e contou sobre a chegada dessa empresa ao mercado paulistano. Até que ponto ele atrapalhou a estratégia da empresa? Essa informação era ou não sigilosa? Que direito ele tem de repassar essa informação adiante, mesmo sem ter interesse em atender ao cliente? São questões para os propalados RPs 2.0 pensarmos mais a respeito.


*Lucia Faria é jornalista, pós-graduada na Universidade de São Paulo (USP) em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, comanda desde 2002 sua própria agência, a Lucia Faria Inteligência em Comunicação

Apenas para complementar o artigo da Lucia:

One thought on “Mídia social digital: um assunto para chamar de seu

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s