Praticando a compreensão em inglês com música/poesia

A música é um grande pacote de linguagem que agrupa cultura, vocabulário, compreensão, gramática e uma série de outras habilidades de linguagem em apenas algumas rimas.

Sons
O inglês tem sons e combinações especiais de som, com padrões diferentes de muitas outras línguas, inclusive a nossa.

Ritmo
O mesmo é verdadeiro para o ritmo. O ritmo do inglês acelera e desacelera, com batidas rápidas e batidas lentas.

Chunking
A tradução literal de chunk é pedaço, palavras que você pode juntar com um significado especial. Quando os alunos ouvem inglês, muitas vezes têm que pensar em cada palavra. Porém, quando se pensa  no significado de várias palavras juntas, os “chunks”,  a compreensão fica mais fácil. Esses “chunks” trazem algumas reduções.

Reduções
Reduções são palavras que não são ditas completamente. Elas podem ter alguns sons faltando, alterados ou ainda sobrepostos. Isso torna o som inglês rápido. Fica fácil identificá-las se você as estudar.

Como praticar
Ouça a música duas vezes e concentre-se apenas nos elementos acima. Não leia as letras ou legendas. Você notará que na segunda vez que ouvir será mais fácil identificar os sons e as palavras. Na terceira vez, acompanhe o clipe lendo a letra da música.  Ouça/assista uma quarta vez, desta vez, sem ler as legendas.

Resultados
As primeiras vezes podem ser frustrantes, mas não desista. A prática é essencial e quanto mais você pratica, mais fácil fica. Existem milhares de músicas no Youtube que vêm com as letras (veja a descrição) ou com legenda. Quando você procura uma música, adicione as palavras “lyrics” e “subtitle” à sua pesquisa, para encontrar mais músicas com legendas.

Experimente:

Artigo escrito pela  BIRD GEI | Consultoria e Gestão de Idiomas com a colaboração da  NEFI-EB | Cursos de Inglês e Espanhol para empresas

Benchmarking em aquisição de idiomas: dúvidas?
Agradecemos sua visita ao nosso site/blog. Se tiver alguma dúvida sobre nossas soluções de consultoria, de como podemos ajudar sua empresa a alcançar resultados mais eficazes no treinamento em idiomas ou quaisquer dúvidas ou sugestões, basta escrever no comentário abaixo ou solicitar um contato.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s