O que é uma ‘Karen’: novo personagem no debate racial dos Estados Unidos?

O que é uma ‘Karen’, novo personagem no debate racial dos Estados Unidos?

Antes de mais nada: este post não tem a intenção de polemizar, mas sim de informar.

“Karen” é uma gíria pejorativa para designar uma mulher branca de meia-idade desagradável, irritada e muitas vezes racista que usa seu privilégio para conseguir o que quer ou para policiar o comportamento de outras pessoas.

Para dar alguns exemplos, “Karen” é o tipo de pessoa que exige “falar com o gerente” para menosprezar trabalhadores do setor de serviços. Uma característica predominante do estereótipo “Karen” é que elas transformam sua posição de relativo privilégio em uma arma contra pessoas não-brancas, por exemplo, ao fazer denúncias policiais contra negros por pequenas ou até — em numerosos casos — infrações fictícias.

A feminista britânica Julie Bindel tuitou: “Alguém mais acha que a ofensa ‘Karen’ tem uma conotação de ódio a mulheres e é baseada em preconceito de classe?”

Esse argumento foi repetido nos últimos meses, à medida que o meme (de ‘Central Park Karen’) foi ficando cada vez mais em evidência nas redes. No entanto, as pessoas que usam o termo “Karen” salientam que não se trata de uma menção genérica para mulheres brancas de meia idade – ele é definido mais pelo comportamento da pessoa.

Obs: Este post é um resumo informal que explica os principais aspectos do significado e do uso de Karen no idioma inglês. Esta não é uma definição formal do nome Karen.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s