Leonardo da Vinci: Criando Currículos Antes das Obras-Primas

Evidências sugerem que Leonardo escreveu currículos. “Antes de ganhar fama por suas obras-primas como a Mona Lisa e a Última Ceia, antes de ser pioneiro no helicóptero, antes de esboçar o icônico Homem Vitruviano, antes de realizar todos esses feitos, Leonardo da Vinci era um artesão, um ferreiro, um criador de dispositivos explosivos”, relata um artigo sobre procura de emprego e aconselhamento sobre recrutamento. “Como qualquer profissional em busca de oportunidades, ele também teve que elaborar um currículo para garantir sua próxima empreitada. Assim, em 1482, aos 30 anos, escreveu uma carta detalhando suas habilidades e a enviou a Ludovico il Moro, duque de Milão.” No entanto, para solidificar a sua reputação como o eminente polímata do Renascimento italiano, Leonardo descreveu-se da seguinte forma:

 “Senhor Ilustre,

Tendo agora considerado suficientemente os espécimes de todos aqueles que se proclamam habilidosos inventores de instrumentos de guerra, e que a invenção e operação dos ditos instrumentos não são nada diferentes daquelas de uso comum: esforçar-me-ei, sem prejuízo de ninguém mais, para me explicar à Vossa Excelência, mostrando ao senhorio o meu segredo, e depois oferecendo-lhes para o melhor prazer e aprovação para trabalhar com efeito em momentos oportunos em todas as coisas que, em parte, serão brevemente mencionadas abaixo.

1. Eu tenho algumas pontes extremamente leves e fortes, adaptadas para serem mais facilmente transportadas, e com elas você pode perseguir, e a qualquer momento fugir do inimigo; e outras, seguras e indestrutíveis pelo fogo e pela batalha, fáceis e convenientes de levantar e posicionar. Também tenho métodos para queimar e destruir as pontes dos inimigos.

2. Eu sei como, quando um lugar é cercado, tirar a água das trincheiras, e fazer infinitas variedades de pontes, e caminhos e escadas cobertas, e outras máquinas para tais diligências.

3. Se, em razão da altura dos bancos, ou da força do lugar e de sua posição, é impossível, ao sitiar um lugar, aproveitar-se do plano de bombardeio, tenho métodos para destruir qualquer pedra ou fortaleza, mesmo que fundada em uma rocha, etc.

4. Novamente, tenho tipos de morteiros; mais convenientes e fáceis de transportar; e com estes posso atirar pequenas pedras quase semelhante a uma tempestade; e com a fumaça destes causar grande terror ao inimigo, para seu grande dano e confusão.

5. E se a luta for no mar eu tenho vários tipos de máquinas mais eficientes para ataque e defesa; e embarcações que resistirão ao ataque dos maiores canhões e pó e fumaça.

6. Eu tenho meios, por minas e caminhos secretos e tortuosos, feitos sem ruído, de chegar a um local designado, mesmo que seja necessário passar sob uma trincheira ou um rio.

7. Farei carros cobertos, seguros e inatacáveis, os quais, entrando no inimigo com sua artilharia, não há um corpo de homens tão grande, a artilharia os quebraria. E por trás disso, a infantaria poderia seguir sem ferimentos e sem qualquer impedimento.

8. Em caso de necessidade eu farei grandes armas, morteiros e artefatos leves de formas bonitas e úteis, fora dos tipos comuns.

9. Onde a operação de bombardeio pode falhar, eu inventaria catapultas, manganels, trabocchi e outras máquinas de eficácia maravilhosa e não de uso comum. E, em suma, de acordo com a variedade dos casos, posso inventar vários e infinitos meios de ataque e defesa.

10. Em tempos de paz acredito que posso dar perfeita satisfação e igual a qualquer outro na arquitetura e na composição dos edifícios públicos e privados; e em guiar a água de um lugar para outro.

11. Posso fazer escultura em mármore, bronze ou barro, e também posso fazer qualquer coisa em pintura, assim como qualquer outro, seja ele quem for.

Novamente, o cavalo de bronze pode ser levado na mão, que é para ser para a glória imortal e honra eterna do príncipe seu pai de feliz memória, e da ilustre casa de Sforza.E se qualquer uma das coisas acima mencionadas parece impossível ou não praticável, estou mais preparado para fazer o experimento em seu parque, ou em qualquer lugar que possa agradar a sua Excelência – a quem eu me dirigo com a maior humildade, etc.

Mesmo o duque mais perspicaz do século XV reconheceria o valor de um homem capaz de projetar pontes portáteis, drenar trincheiras, demolir formações rochosas, lançar barragens de pedras, reforçar embarcações, navegar sob rios e fabricar tudo, desde “grandes armas” até catapultas e manganelas para carruagens cobertas impenetráveis. Embora Leonardo compreensivelmente enfatize sua habilidade na engenharia durante a guerra, ele também sugere sua proficiência em várias outras disciplinas – lembre-se, ele é um homem da Renascença – como arquitetura, escultura e pintura. O que é particularmente notável é a sua capacidade de enumerar essas conquistas sem parecer abertamente autocongratulatório, uma habilidade que escapa a muitos graduados contemporâneos. “Observe que ele não apenas recita realizações passadas”, observa o artigo, “porque elas falam de suas realizações, não das necessidades do duque”. No entanto, pode-se especular que, com um pouco mais de tempo, ele poderia criar um órgão de tubos verdadeiramente cativante.

Fontes:
Texto : 3 lições do primeiro currículo do mundo, de Leonardo da Vinci
Imagens: Leonardo da Vinci gerado por IA e Homem Vitruviano

Leave a comment