Dominar outro idioma é uma necessidade profissional

6_1 (1)

RH EM SÍNTESE
MARÇO/ABRIL DE 1997

Paulo P. Sanchez*

Aprender um segundo idioma não é mais um diferencial de um universo restrito de pessoas, mas uma necessidade básica para profissionais que atuam nas mais diversas áreas e para quem está se preparando para ingressar no cada vez mais competitivo mercado de trabalho

Good night, of course, yes, well, very good, são algumas das palavras que o telespectador da novela do horário nobre da Rede Globo se acostumou a ouvir. A cidade de Greenville sobrevive no imaginário do povo brasileiro, conhecido pela sua identificação com personagens fictícios. A sátira fica por conta do uso exagerado dessas expressões, a ponto do telespectador às vezes não conseguir acompanhar a trama por não entender o significado de algumas delas. Vai longe o tempo em que aprender um segundo idioma era coisa para poucos, incluindo-se aí profissionais que, por exigência de mercado, tinham a necessidade de falar outra língua. Hoje, exigir um bom conhecimento de inglês de seus colaboradores é prática corriqueira em qualquer empresa que tenha efetiva preocupação com seu crescimento e que deseja manter seu lugar no mercado. “A crescente internacionalização dos mercados já levou as nações a adotarem o inglês como principal idioma em conferências e transações comerciais“ informa Paulo P. Sanchez, presidente da Bridge Sistema de Inglês Personalizado.

Mas hoje a exigência não se limita apenas ao conhecimento da língua, o conhecido ler e escrever. O mercado atualmente considera requisito básico no momento da contratação que o candidato domine o inglês e, se possível, conheça uma terceira língua.

É inegável que a globalização fez com que a procura pelo aprendizado de uma outra língua seja maior. Um segundo idioma incorporou-se tanto no marketing dos anos 90 que, quando se trata de executivos, independentemente de sua atividade, as empresas já o exigem de imediato. Muitas vezes um segundo idioma, segundo Sanchez, significa um salário até 70% superior. Isso demonstra que, tanto para as empresas como para seus colaboradores, o domínio de idiomas significa desenvolvimento, crescimento e, acima de tudo, não perder seu lugar no bonde da globalização. O que tem ocorrido em algumas empresas é a realização de uma parceria com seus funcionários visando prepará-los para o mercado. Preço, qualidade, competência, atendimento, entre outros, são itens a serem analisados em um processo de parceria, uma vez que a empresa tem como prioridade proporcionar um novo benefício aos profissionais. Para Sanchez, da Bridge, a empresa que decidir investir nessa área deve planejar esse investimento.
“É fundamental que a empresa determine claramente quem fará o curso, qual o objetivo a ser atingido, como, por exemplo, melhorar a gramática ou a conversação, em quanto tempo, quais as metas a serem atingidas e os meios disponíveis. Prioriza-se assim o investimento, distribuindo recursos da forma mais eficiente: quem tem mais necessidade de aprender uma outra língua faz aulas individuais ou em grupos menores”, acrescenta. E é esse o caminho que está sendo trilhado por algumas empresas…

A Bridge oferece programas de treinamento aos executivos, seu público alvo, integrando vários cursos. Sanchez explica que cada programa é desenvolvido sob medida, levando em conta a integração do ambiente profissional, pessoal, cultural e social de cada aluno. “Todos os cursos são voltados à comunicação”, complementa Sanchez. Ele conta ainda que, na Bridge, se trabalha com índices de produtividade para determinar a duração de cada curso, o chamado IPE – Índice de Participação Efetiva. O IPE é um dado estatístico que indica quantas horas os alunos da Bridge levaram, desde 1986, para terminar seus cursos, de acordo com o número de integrantes por grupo. A Bridge oferece, também, um programa empresarial com estudos de casos, o chamado Enterprise Games, desenvolvido para complementar e dar suporte a projetos corporativos…

SOBRE A BIRD GEI
BIRD GEI | Consultoria e Gestão de Idiomas é uma empresa especializada em soluções gerenciais e ferramentas estratégicas que asseguram às organizações e profissionais foco na execução de suas estratégias de treinamento, desenvolvimento e capacitação em idiomas.

bird_400

Tel. 55 11 3862 1421
atendimento@bird.com.br
www.bird.com.br

Benchmarking em aquisição de idiomas: dúvidas?
Agradecemos sua visita ao nosso site/blog. Se tiver alguma dúvida sobre nossas soluções de consultoria, de como podemos ajudar sua empresa a alcançar resultados mais eficazes no treinamento em idiomas ou quaisquer dúvidas ou sugestões, basta escrever no comentário abaixo ou solicitar um contato.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s